sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Circunstâncias...

Ousei fazer uma analise a respeito da motivação que levou o paralítico de Betesda (João 5:5 a 7) a  permanecer por tantos anos nas proximidades daquele tanque, onde de tempo em tempo descia um anjo para agitar as águas, e o primeiro enfermo que entrasse no tanque após este movimento ficava totalmente curado. Com certeza os parentes daquele paralítico o levaram até lá e por não saberem quando este fato aconteceria não puderam ficar aguardando com ele. Não sabemos que grau de paralisia aquele homem tinha, no entanto, o versículo 7 relata que ele respondeu a Jesus:__ “enquanto eu vou, desce outro antes de mim”. Sou levada a acreditar que sua paralisia era parcial. Que sua limitação dava-lhe condições de tentar chegar.
Havia ali uma grande multidão. Dá pra imaginar um acampamento montado ao redor do tanque. Pessoas de muitos lugares. Enfermos com as mais distintas enfermidades. Alguns com seus acompanhantes em vigília para que ao mover das águas o seu parente enfermo tivesse uma esperança. Sem dizer que naquele tempo havia uma especulação comercial muito grande ali, por causa do templo e da multidão que era atraída para lá.
Resta saber, será que os que ficam próximo ao tanque estavam pagando por seus lugares vips? Será que havia pessoas ali de melhor posição social aguardando a cura pelo meio mais barato? Os que tinham condições pagavam pessoas para acompanhar seus parentes incapcaitados?
Mas, e o paralítico em questão? Se ao mover das águas ele tentava chegar até o tanque, porque não o fazia nos dias seguintes, já que dispunha de todo o tempo que necessitava para elaborar estratégias a fim de conseguir transpor os obstáculos e se lançar dentro do tanque antes que qualquer outro o fizesse. Quais seriam os maiores obstáculos a serem vencidos? Um de seus defensores me disse ser  grande admirador da persistência daquele homem, afinal de contas esperar por 38 anos, sendo mais um no meio da gigantesca multidão de enfermos, não é para qualquer um, aos nossos olhos era quase que impossível continuar acreditando que um dia ele sairia dali curado.
É claro que, de imediato surgiram opiniões contrárias as minhas, uma vez que meus argumentos evidenciavam as tentativas daquele homem para ser curado.
Outro sugeriu que aquele homem já era um escolhido por Deus para receber a benção, de  forma não convencional. Jesus  antes mesmo de nascer já conhecia a história daquele dele e e passou ali naquela cidade por sua causa. Jesus deixou de entrar pela bela porta do templo em Jerusalém, para entrar pela porta das ovelhas, por causa daquele homem. Jesus tinha um encontro marcado com ele há muito tempo, embora ele não soubesse.
Também, ouvi que a fé daqueles doentes estava no tanque, e foi por isto que o paralítico ao ser questionado por Jesus se queria ficar curado, respondeu: ___( v. 7) “Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque;”. Ele não percebeu que aquele varão que lhe investigava tinha algo especial. Que Jesus se dirigiu a ele por uma razão especifica.
Ainda assim, pondero que faltou alguma coisa para que aquele homem alcançasse seu objetivo. Diante do contexto em que  estava envolvido era ele uma vitima do destino ou um bem aventurado? Ele estava ali abandonado ou  tinha fé suficiente para não abrir mão de tudo e voltar para o aconchego da sua casa?
No entanto, fica claro que Jesus esteve ali por um motivo único e determinado a muito tempo,  manifestar a sua Glória na vida daquele homem especificamente, pois após curá-lo a Bíblia nos relata que  Jesus se retirou por causa da aglomeração de pessoas. Por que  será que Jesus não curou mais ninguém? Por que não conversou mais um pouco com aquele homem? Qual foi o propósito de curar somente ele? A princípio Jesus manifestou-se na vida do paralítico somente para tirá-lo daquela situação. Embora, curado aquele varão não foi imediatamente para casa, mas ficou por ali no templo e novamente se encontrou com Jesus. Desta vez o Senhor lhe dá uma ordem: __ (v. 14) “Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior”.
Agora sim, seu encontro com o Mestre estava completo. Foi plano de Deus, que aquele homem invalido não se esforçasse tanto quanto eu acredito que poderia para se jogar no tanque e ser curado, sabendo que o ser humano sempre dá seu jeitinho para violar regras, para fazer parcerias, se bem que se tratando de receber algo gratuitamente é cada um por si.
Creio que podemos fazer muito mais do que nos é proposto. Que podemos ir além do que determinamos. Podemos nos esforçar cada dia mais se o nosso objetivo for alcançar a graça de Deus.
Abraços a todos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ousar...

"Acredite, é hora de vencer... esta força vem de dentro de você"
 

Na adolescência costumava tirar  ‘a casa do lugar’ de tempo em tempo durante a arrumação, rsrsrsrsrsrsr. Quando minha mãe entrava  no quarto dela no lugar da cama estava o guarda roupa, e no lugar do guarda roupa a cômoda. Nem sempre as mudanças eram aprovadas e lá ia eu colocar os móveis nos seus devidos lugares. Para mim aquilo era muito desgastante. O que tinha sido tão fácil fazer por livre e espontânea vontade, agora tinha se tornado uma aflição. Os móveis haviam adquirido um peso maior.
Em algumas áreas da vida parece ser tão fácil fazer mudanças. A reforma da casa, do guarda roupa por dentro, a lugar da mobilha, o estilo de comida, e por ai vai.
Uma área um tanto polêmica, creio que seja a mudança de emprego. Tem gente que se não está contente, não importa o quanto tempo tenha de casa, muda pra outro e pronto. Outros passam anos a fio no mesmo lugar e com a mesma profissão, como se não existisse a possibilidade de encontrarem outro serviço que lhes agrade.
Nesta área não tenho realizado mudanças radicais. Estou no mesmo emprego há alguns anos. Estabilidade, diriam uns, estagnação diriam outros.
Tudo o que me vem à mão para fazer, procuro fazer da melhor forma possível. Amo o que faço e a cada dia sei que minha capacidade para fazê-lo, com alegria, criatividade e vontade vem de Deus.
Porém, tenho sentido que é preciso ousar. Ir além, mudar!!! Mudar para se realizar. Mudar para crescer. Mudar para por em prática as conquistas. Mudar para não parar no tempo. Mudar para não perder a habilidade.
Então, resolvi começar minhas mudanças pelo blog. Estava pensando nisto há um tempo. Cheguei a mudar várias vezes o plano de fundo, mas voltei para o original. Comentei isto com alguém que me disse: "É não muda não", e desde então tenho pensando sobre isto. Por que não mudar? Que diferença faz um fundo assim ou assado? Se não estou satisfeita por que simplesmente ficar quieta? O que me impede de mudar?
Então, agora é pra valer e as mudanças não vão parar por aqui não. Eu  sei que alguns estão torcendo pra que eu não desista desta decisão!!! Enquanto ‘alguns’ estão de  plantão esperando  sei lá o que.

Abraços.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"...eu, porém, oro" (Sl 109:4)


Sempre me chamou a atenção à forma como as crianças no mais tenro de suas  idades se comunicam enquanto brincam. Já reparou como elas conversam, mesmo quando ainda nem sabem falar palavras das quais nós adultos consigamos entender? Fico imaginando que tipo de  assunto elas debatem no seu balbuciar!!! Rsrsrsrsrsrsrsrs.
Na desenvoltura de sua vida social, cada criança vai crescendo e se tornando mestre em falar. Algumas falam menos, mas quando estão nas rodas de brincadeira se expressam com mais desembaraço. Tem ainda aquelas que jamais falam em público, no entanto são verdadeiras tagarelas no recôndito de suas casas.
Mas, afinal onde quero chegar com tudo isto? É simples, somos faladores natos, seja por palavras audíveis, gestos, expressões, ou até mesmo no silêncio. O brilho de nossos olhos sempre nos entrega, porque é quase impossível não nos manifestarmos de alguma maneira. Ninguém consegue ser neutro totalmente, até mesmo o rubor da face comunica algo.
Chegamos ao mundo  com o dom de nos comunicar, seja da forma que for, estamos em constante diálogo com o outro. No entanto, a maioria de nós tem uma enorme dificuldade em se comunicar com Deus. “Esqueci de orar”, “Quando vou orar não sei o que dizer, as palavras acabam rapidinho”, “Quanto tempo tenho que orar?”, “Parece-me muito tempo”, “Mas vou orar sempre pela mesma coisa?”... E segue a lista de exclamações daqueles que não entenderam ainda o que significa orar.
Parece tão simples pra um falador o ato de orar, uma vez que é se colocar na presença de  Deus por meio de uma atitude tão corriqueira. Não é estranho que muitos não saibam como fazê-lo? Que nem todos se sentem entendidos no assunto? Que em sua maioria preferem que outro o faça em seu lugar?
Na verdade orar requer intimidade. Só conversamos bem e por muito tempo com quem temos intimidade. Houve uma época em que minha amizade com uma das minhas sobrinhas cresceu a tal ponto de nos falarmos todos os dias pelo telefone. E era tão bom quando ela ligava. Discutíamos sobre assuntos variados. Tínhamos confiança uma na outra.
Tem pessoas que por mais que você as conheça e converse com elas, às vezes os assuntos não passam de coisas triviais.
Então, fica esquisito você conversar com alguém que não tem muita intimidade. Falar o que? Por onde começar uma conversa? Até que ponto falar sobre um determinado assunto.
Enfim, para orar você tem que começar  a desenvolver um tempo a sós com Deus. As palavras vão fluindo na medida em você vai se tornando mais intimo. Com a prática o tempo vai ser pequeno. De joelhos, você vai crescer, se tornar sábio e feliz.
Este é um princípio elementar para nossa vida espiritual.
Ore mais! Que tal começar ainda hoje?
Abraços!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Em que estamos focados???...

Ontem pela manhã, enquanto a irmã Tereza e eu,  nos dirigíamos para igreja, conversávamos a respeito  das bactérias, fungos, vírus e insetos causadores das mais recentes  enfermidades.
Doenças como catapora, sarampo, rubéola, que em nossa infância as crianças, cedo ou tarde, pegavam e as venciam sem muitas complicações, atualmente apresentam um  quadro clínico preocupante, que leva até mesmo a óbitos.
Outro dia,  conversando com o pessoal do combate à dengue, eles disseram que a cada ano o veneno tem que  ser modificado, pois o mosquito transmissor desta doença está sofrendo mutações e se tornando cada vez mais resistente aos venenos usados para combatê-lo.
Então, passamos a comparar estes seres, em sua maioria invisíveis a olho nu, com o ser humano, principalmente os que se dizem tementes a Deus. Enquanto estes organismos microscópicos se evoluem para resistirem aos antibióticos e outros remédios, muitos cristãos estão se tornando cada vez apáticos  ao pecado.
Creio que não foi por mera coincidência  que no culto da noite a mensagem pregada em I João 2:15  dizia "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo".
Não amar o mundo, nem o que nele há. O que há no mundo? Os reinos coloridos de satanás. Reinos com portas enormes e intencionalmente ornamentadas para causar deslumbramento. Reinos com aromas  tão suaves e convidativos. Reinos que prometem a paz sem fim.
Não ameis o mundo!!!
E não há de ver, que hoje quando chegamos ao grupo de oração uma das irmãs comentou sobre a conversa que teve com uma mulher ‘cristã’. Esta lhe abordou para saber o que ela pensava sobre o céu. Quando ela lhe disse que é o lugar onde ela mais almeja estar, a mulher  desabafou que deve ser a maior chatice ir para o céu, ficar lá o dia todo sem fazer nada, só dizendo Santo, Santo, Santo, aqui no mundo sim é bom, aqui sim é maravilhoso. Será mesmo que as ruas vão ser de ouro? E pra que serve tudo isto se não vamos nos conhecer? E por mais que a irmã tentava argumentar que neste  mundo não tem  nada de bom para querermos  permanecer aqui por tanto tempo, a mulher insistia em dizer que Jesus não deviria voltar tão cedo.
É aterrorizante, não é? Imaginar que tem muita gente por ai se dizendo  cristão, sem nem mesmo ter conhecimento dos céus, sem nem mesmo ter sede de Deus, sem ao menos desejar Deus em sua vida. O Bispo Robert Lambeth, em sua postagem  deste fim de semana, argumentou que aqueles que dizem que Deus só quer o coração, na verdade  não querem compromisso com Deus.
É por isto que a Bíblia  em Mateus 24 12-13 diz: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo". 
É, tomara a Deus que nunca venhamos nos desviar de seus caminhos. Que nossos corações jamais venham duvidar da existência de um lugar preparado por Jesus a todo aquele que vencer as tentações deste mundo. Queira Deus que estejamos constantemente cobertos por seu precioso sangue.
Fiquem debaixo das potentes mãos de Jesus Cristo.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Gráfico...

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."
2 Cronicas 7:14
Daqui a seis dias os cidadões brasileiros estarão elegendo políticos quegarantem a quatro ventos que irão nos representar'.
Diante do quadro de candidatos do nosso país, fico imaginando que estamos numa corrida alucinada e quase impossível para   alcançarmos tal objetivo, a fim de  que nossas vidas sigam seu rumo tranquilo.
Cada um tenta defender o que é seu por direito. No entanto, somos representados por pessoas que estão mais  interessadas em seu próprio umbigo ou no da maioria que contradiz a qualquer valor antes prezado.
Para nós evangélicos a  passagem de II Crônicas é enfatizada toda vez que  os problemas com a nação estão mais evidentes. Não, que no dia a dia não estejam, mas temos o péssimo hábito de demonstrarmos preocupação por algo somente quando não tem mais jeito.
Existem grupos com interesses distintos, certos ou errados, eles se ajuntam e lutam com o propósito de tornarem suas crenças reconhecidas como verdades. No entanto, os que se dizem cristãos parecem estar em estado de inércia. Percebemos alguns rumores aqui, outros ali, contudo nenhum movimento que cause um grande impacto.
Então, o que lemos em II Crônicas vem nos alertar, que o compromisso está em nossas mãos em fazer algo. Nosso país pode ser reavivado, restaurado, transformado se nos dispusermos a orar com maior frequência, jejuar mais e almejarmos por Deus com corações realmente desejosos e sedentos.
Abraços a todos.