quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aflorar a competência...


Ontem, enquanto participava da excelente palestra que o Profr. Max Haetinger, do rio Grande do Sul, nos trouxe em um evento, fiquei imaginando as possibilidades, as inovações, a maneira de adaptar aquelas informações a favor do trabalho na igreja.

E hoje, ao fazer a leitura da bíblia em Luc. 16 o versículo 8 vem falar justamente sobre isto: E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade (esperteza, inteligência, prudência); porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz.

Boa parte dos autores e fundamentações que o professor citou me foi de fácil compreensão, pois são assuntos que estudei e li muito durante estes cinco anos de graduação e pós. Porém o fato de ouvir novamente um conhecimento, me despertou para lembrar em quais fundamentos minhas ações estão focadas.

Na minha profissão é preciso avaliarmos constantemente cada planejamento, sua execução e o resultadado. O aluno de hoje não é o mesmo de quando eu fui aluno, tanto que na faculdade tivemos dificuldades para superar a nova forma de aprender, na qual o professor deixa de ser o senhor absoluto do conhecimento e passa a aprender juntamente com o aluno. As crianças desta geração vivenciam inúmeras situações que exigem do professor uma dinâmica inovadora para competir com a realidade tecnológica mundial.

Enquanto ouvia, as palavras faziam um rebuliço dentro de mim, porque eu acredito que como igreja precisamos ter a mesma percepção. Não estou falando de abandonar a fé, a doutrina, os bons costumes, os ensimanentos, a santidade. Estou falando de percepção, o mundo atual não é o mesmo da nossa infância, e olha que não sou tão velha assim (rsrsrsrsrsr). Está tudo ai pertinho, não faz tanto tempo assim e eu ouvi a falar na máquina de escrever elétrica e eu nunca consegui ter uma, porque quando comecei a trabalhar ovalor era muito alto e eu não tinha condições (ou seja salário suficiente) para adquiri-la.

No entanto atualmente eu tenho um computador e costumo escrever diretamente nele meus trabalhos. Abandonei os rascunhos com facilidade, mas fiquei admirada quando percebi que minhas filhas fazem isto sem nunca terem feito datilografia ou computação, sem nunca terem feito páginas e mais páginas de rascunhos.

Então, o que quero dizer é que precisamos ALVORECER ou seja, manifestar nossas qualidades, idéias, sentimentos, AFLORAR A NOSSA COMPETÊNCIA.

O versículo 8 diz que os filhos deste mundo usam seu interesse nas coisas materiais para se promoverem com poder e riquezas e nós os filhos da luz nem sempre usamos nossa mentalidade celestial para utilizarmos nossos bens terrenos a fim de promovermos nossos interesses espirituais.

Aprendemos muito e agimos pouco. Aprendizagem não é reter conhecimentos e sim coloca-los em prática. Se na escola o professor precisa buscar dentro de si o amor à educação, a criatividade, a inteligência, se ele precisa saber pensar para ir além da máquina, no trabalho da igreja também precisamos ser mais dinâmicos, investir mais o nosso potencial, o nosso tempo.

Não podemos nos desviar da nossa missão.

Precisamos ser mais inteligentes e sagazes que os filhos deste mundo.

Se o que nos interessa é o reino dos céus, porque então somos tão lentos em agir, em conquistar, em ampliar, em fazer despertar???

Eu gosto muito de visitar o site da minha amiga Rosangela Lambeth (www.dptirmas-sp2009.blogspot.com), porque me inspira, porque é inovador,colorido, cheio de vida e elas permanecem firmes no propósito celestial. Não é preciso abrir mão de nada para fazer algo melhor, maior, excelente para Deus. Ele é tão fiel e justo que nos dá força, sabedoria, alegria, poder, entendimento, etc.

O que mais nós queremos? O que falta ainda?

Como homens precisamos processar o conhecimento e agir com inteligência. Uma vez que a matriz cultural do mundo mudou é preciso despertar nas vidas o olhar de curiosidade (desejo de ver, saber, informar-se, desvendar, alcançar, interessar, aprender, conhecer, investigar) para as coisas celestial, pois a cabeça pensa a partir de onde os pés pisam.


Uma linda quinta feira a todos.

domingo, 1 de novembro de 2009

A Pamela soprou algumas velinhas hoje...


Foi um dia muito bom ... Passear, rir, descontrair...
Parabéns filha e que Deus seja sempre o único Senhor da sua vida e você tenha em seu coração o desejo permanente de estar na presença dEle. Te amo.

1º Encontro de Casais AIDB na cidade de catalão...



Parabéns ao Pr. Jefferson e sua querida esposa Lucimeire... foi uma noite muito agradável e feliz.
Meu esposo e eu nos sentimos honrados pelo convite e com certeza estaremos no próximo!!!
Belo trabalho e que Deus possa abençoar cada vez mais nossos irmãos de Catalão.
Gente o cardápio estava delicioso, com muita variedade e sabor, pena que engordei uns kilinhos. Hum!!!

Participamos de uma excelente palestra e vivenciamos uma dinâmica que nos levou à uma reflexão mais minuciosa sobre nossas prioridades. Muito bom.
Abraços a todos.