sexta-feira, 1 de junho de 2012

A vida se constrói com momentos...

Hoje, pela manhã ao sair do atendimento psicopedagógico meu estomago reclamou de fome.  Entrei numa cafeteria, me sentei à mesa e pedi um pedaço de torta. Olhei pra fora e o sol brilhava forte e estonteante. Fiquei surpresa comigo mesma, pois não tenho o costume de fazer certas coisas sozinha e quase nunca paro para relaxar.
Peguei uma revista sem a intenção de Lê-la, mas já na primeira página que virei me deparei com o título “Transformações nos movem”. O artigo discorria sobre a mudança radical que uma apresentadora de um dos tele jornais, que passam a noite na rede globo, permitiu-se fazer em sua carreira.
Um dos trechos da matéria dizia o seguinte: [...]A vida se constrói com momentos. E em determinados pontos são necessários mudanças. Mudanças exigem novas dinâmicas, novas rotinas[...].
Enquanto degustava o pedaço de torta, procurando fazê-lo com certa calma, pois o relógio marcava impiedoso o meu tempo,  refleti estas palavras que me chamaram a atenção de uma maneira estranha.
A vida se constrói com momentos!!!! E que momentos são estes?? Os bons ou os ruins? Embora, seja impossível desvinculá-los, são de ambos que a vida é feita.
Bem postado, a equipe Dorcas interativa descreve o sermão do último culto de mulheres, bem como a campanha que começou nesta quarta-feira, que nossos pastores tem tido a preocupação de realizar.  O tema família, decisões, escolhas, mudanças, caminhos, liderança, amor, fidelidade, submissão foi discorrido com certa preocupação e temor.
Boa parte de nossas histórias é escrita em família. Antes de casarmos, junto com os pais e depois, ao lado do cônjuge.
Então, cada momento que vivemos vão construindo a nossa história. Às vezes escrevemos belos trechos, em outras ocasiões, no entanto, a história parece se desfigurar em meio à tempestade. Guardamos tão bem guardado cada pedacinho dos momentos bons e tentamos apagar os momentos que nos fizeram sofrer intensamente.
“Em determinados pontos são necessários mudanças”  De que “ponto” estamos falando? Será aquele momento que nos incomoda? Ou aquele que devemos passar para crescer, ficar forte? Acho que cada um tem um momento diferente.
“Mudanças exigem novas dinâmicas, novas rotinas”. E isto tem, sim, um preço a ser pago. Agora depende se vale à pena ou não pagar este preço. Decisões, escolhas. Depois de tomadas, nem sempre, tem como voltar atrás.
Fiquei refletindo no que se constituiria mudar as coisas. Que mudanças seriam estas. Em favor de quem as mudanças seriam feitas.
Às vezes, é difícil tomar uma decisão, quando ela diz respeito a uma vida toda.
Mas, uma coisa é certa. As mudanças precisam ser feitas. O sucesso ou o fracasso dependem delas. É preciso ousar!! Não ter medo de falhar, de tentar!!
É preciso acreditar, não nos outros, mas em você mesmo, pois só você pode decidir realizar as mudanças. E só você sabe que mudanças serão necessárias fazer.
Abraços!!!!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nas mãos de Deus...


A mídia é sem sombra de dúvidas o meio de  comunicação de maior efeito social do momento. Numa dinâmica acelerada alcança velozmente os mais longínquos lugares do mundo com a transmissão de imagens, denuncias, artigos, reportagens, conhecimentos e as mais distintas ocorrências possíveis e impossíveis a nossa compreensão.
Percebe-se, no entanto,  que diante deste volume de informações, a que temos acesso de forma tão rápida, as pessoas passaram a  viver assustadas, com medo de tudo, inseguras, cheias de dúvidas,  alarmes e  já não acreditam nas verdades ou não conseguem distingui-las.
“Cada um entende da sua maneira e faz disto um fato concreto”. Vivemos dias estranhos e confusos onde precisamos ser extremamente criteriosos em nosso proceder. Qualquer coisa mal interpretada por alguém pode gerar um processo doloroso levando aos destroços a vida de outrem.
Andamos juntos, porém desconfiados um dos outros, como se fossemos completos estranhos. E ao minimo sinal de desconfiança nos tornamos inimigos cruéis.
Necessitar de alguém num momento ruim é algo constrangedor e altamente perigoso. 
O medo ou quem sabe a necessidade de se tornarem destaque  diante de determinadas  situações, faz com que alguns apresentem verdades que julgam ser reais,  e se esforcem para estabelecer  a "justiça" baseada nestas suposições, numa tentativa de aliviar o  sentimento que os estrangula.
As pessoas entendem da maneira delas e sem darem importância a veracidade ou não do que espalham, se esforçam para que o outro seja eliminado, tal qual a  um verme de imensa periculosidade, a fim de  se sentirem melhores, se é que isto é possível.
O   pior nisto tudo é a dificuldade de se provar que os fatos não são bem assim. Num julgamento, muitas vezes irrevogável, o réu sofre a condenação sem a chance de provar sua inocência, pois até mesmo o que “disser” será usado contra ele. E se, e tão somente se, de alguma forma conseguir  desfazer o equivoco do qual foi vítima, provando que tudo não passou de suposições, será tarde demais. "Sua vida nunca mais será a mesma. Nunca mais será olhado com confiança. Na memória das pessoas  estará palpitando para sempre o ponto de interrogação da dúvida. Passe o tempo que passar, não importa,  haverá pessoas para lembrar o trágico episódio, mesmo que a condenação já tenha sido suspensa.
Cá pra nós, na nossa caminhada de fé a coisa não está tão diferente. E, é por isto que nossos dias estão tão difíceis. Mesmo quando Deus já agiu. Mesmo quando Deus já julgou,  perdoou e esqueceu, os homens fazem questão de manter em foco. Julgam-se maiores que o próprio Deus que derramou seu Sangue em favor de todos os pecadores.
Sorte a nossa que nossas vidas estão nas mãos do Senhor Jesus, o nosso Salvador, e não nas mãos dos homens. Mesmo que tentem nos tirar de lá, “maior é o que está em nós do que o que está no mundo”.
Para os homens não importa suas verdades e sim o que eles querem supor como as verdades deles mesmos. Então, não desista, pois Deus é quem peleja por nós. É só Nele que podemos acreditar e esperar pelo socorro. Lembra bem da história do cavalo, seu dono não pensou muito para decidir  soterrá-lo vivo, e olha que do ponto de vista de alguns era apenas um animal. Muitos querem nos soterrar!!!! E fazem isto com a  justificativa de estarem nos ajudando!!! Então, por mais que lhe pareça impossível se livrar da “falsa”  terra de misericórdia que lhe atiram as costas, reage e sacode com violência essa terra imprestável daí.
 Deus é contigo  e Ele vai te ajudar!!
Abraços!!!!!