quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"...eu, porém, oro" (Sl 109:4)


Sempre me chamou a atenção à forma como as crianças no mais tenro de suas  idades se comunicam enquanto brincam. Já reparou como elas conversam, mesmo quando ainda nem sabem falar palavras das quais nós adultos consigamos entender? Fico imaginando que tipo de  assunto elas debatem no seu balbuciar!!! Rsrsrsrsrsrsrsrs.
Na desenvoltura de sua vida social, cada criança vai crescendo e se tornando mestre em falar. Algumas falam menos, mas quando estão nas rodas de brincadeira se expressam com mais desembaraço. Tem ainda aquelas que jamais falam em público, no entanto são verdadeiras tagarelas no recôndito de suas casas.
Mas, afinal onde quero chegar com tudo isto? É simples, somos faladores natos, seja por palavras audíveis, gestos, expressões, ou até mesmo no silêncio. O brilho de nossos olhos sempre nos entrega, porque é quase impossível não nos manifestarmos de alguma maneira. Ninguém consegue ser neutro totalmente, até mesmo o rubor da face comunica algo.
Chegamos ao mundo  com o dom de nos comunicar, seja da forma que for, estamos em constante diálogo com o outro. No entanto, a maioria de nós tem uma enorme dificuldade em se comunicar com Deus. “Esqueci de orar”, “Quando vou orar não sei o que dizer, as palavras acabam rapidinho”, “Quanto tempo tenho que orar?”, “Parece-me muito tempo”, “Mas vou orar sempre pela mesma coisa?”... E segue a lista de exclamações daqueles que não entenderam ainda o que significa orar.
Parece tão simples pra um falador o ato de orar, uma vez que é se colocar na presença de  Deus por meio de uma atitude tão corriqueira. Não é estranho que muitos não saibam como fazê-lo? Que nem todos se sentem entendidos no assunto? Que em sua maioria preferem que outro o faça em seu lugar?
Na verdade orar requer intimidade. Só conversamos bem e por muito tempo com quem temos intimidade. Houve uma época em que minha amizade com uma das minhas sobrinhas cresceu a tal ponto de nos falarmos todos os dias pelo telefone. E era tão bom quando ela ligava. Discutíamos sobre assuntos variados. Tínhamos confiança uma na outra.
Tem pessoas que por mais que você as conheça e converse com elas, às vezes os assuntos não passam de coisas triviais.
Então, fica esquisito você conversar com alguém que não tem muita intimidade. Falar o que? Por onde começar uma conversa? Até que ponto falar sobre um determinado assunto.
Enfim, para orar você tem que começar  a desenvolver um tempo a sós com Deus. As palavras vão fluindo na medida em você vai se tornando mais intimo. Com a prática o tempo vai ser pequeno. De joelhos, você vai crescer, se tornar sábio e feliz.
Este é um princípio elementar para nossa vida espiritual.
Ore mais! Que tal começar ainda hoje?
Abraços!

2 comentários:

André Rodrigues disse...

Paz do Senhor!
Sabe que esses dias enquanto estava na igreja orando, pensavam em como as orações chegam a Deus. E tenho percebido que não chegam palavras, chegam as intensões delas... Do que adianta falar um monte de coisas, se dentro de vc tudo aquilo não é verdadeiro? A outro ser humano eu engano, mas não a Deus!
Por isso, sejamos sinceros diante de Deus. Não temos que ficar escondendo sentimentos, mesmo os ruins, porque ele sabe de tudo... Basta confessarmos, DE TODO O CORAÇÃO, e ele nos responderá com fogo!!!!!

Abraços, fik com Deus!

Pra. Rosana Silvério disse...

Certa vez perguntaram a um grande pregador, quanto tempo ele orava pra ter tanta comunhão com Deus... e a resposta dele foi essa:-
"Eu não oro mais que 1 minuto por dia, mas também não passo 1 minuto sem orar..."

bjs