quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O que aconteceria???



Se basearmos a resposta desta pergunta às questões que envolvem a subsistência da árvore, seria pouco provável que ela escapasse se produzisse os milhares de frutos que supostamente daria. Quanto mais frutos desse, maior seria a necessidade de água, de sais minerais, de ar, extraindo do solo o máximo possível de nutrientes para continuar viva.
Que tal fazermos um paralelo com nossa vida?
Já imaginou se produzíssemos todos os frutos que geramos no mundo das ideias?
Com certeza, seria impossível!! Não teríamos energia, nem tempo, nem mesmo condições financeiras para realizar tudo!!!! E no âmbito espiritual então, quantos frutos já perdemos por não conseguirmos abranger tudo e todos ao mesmo tempo? E muitas vezes perdemos antes mesmo que pudéssemos começar a produzi-los.
Até o final da safra haverá muita perca a ser registrada. Mesmo quando os frutos estão em fase de colheita eles não amadurecem ao mesmo tempo. Alguns já maduros caem por sua condição, pelo ataque das aves, ou são retirados e lançados fora por terem passado do ponto.
Os muitos frutos que produzimos, exigem de nós dedicação, tempo, paciência, habilidade, conhecimento, busca, perseverança e etc. etc... E na verdade não é nem de longe o total que poderíamos produzir. No entanto, assim como na natureza, muitas de nossas sementes se perdem no percurso devido às circunstâncias da vida. Então, os frutos que vingam têm que valer a pena!!!!!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A natureza se encarrega...



Os pés de manga daqui da chácara já estão carregados.
Até então, não havia me dado conta de que para colhermos os frutos em dezembro (porque sempre soube que na natureza só em dezembro haveria colheita desta fruta) a mangueira começa a se preparar nos meados de julho.
Vêm primeiro os cachos de pequenas flores, seguido depois de pequeninas frutinhas que crescem lentamente, dia a dia. 
Mas, o que me chamou a atenção enquanto me balançava na rede embaixo de um dos pés de manga, foi o chão ao redor.
Durante todo o processo de produção a árvore sofre perdas. O chão fica forrado de flores e, em alguns dias de pequenos frutos que são derrubados com o vento, pelos passarinhos, pelo movimento da árvore no vai e vem da rede ou do balanço.
Apesar dos muitos cachos de frutos já em pleno desenvolvimento, centenas deles se perderam já no começo da produção.
Será que a árvore suportaria se todos aqueles frutos perdidos se desenvolvessem?


laboratório de Deus.



Sei que não é fácil tomarmos decisões, ainda mais quando se trata da obra de Deus.
Os anos dedicados pelo Pr. Adan e sua família a realizar a obra na cidade de Paranaguá serviram de crescimento para ambos os lados, igreja/pastor. 
Tenho certeza  que foi o laboratório onde Deus preparou o Pr. Adan para um novo campo. 
E agora o Ev. Rodrigo e sua família, também, serão preparados.
Deus é sem dúvida alguma surpreendente no seu agir. Pode ser que nunca entenderemos a maneira como Ele trabalha em nossas vidas, porém independente de entendermos ou não, saberemos que valeu a pena quando chegarmos ao nosso destino final!
Um carinhoso abraço ao Pr. Adan, a Michelle e ao Gabriel. Que em suas vidas a unção de Deus continue transbordante.
Também, com grande carinho e admiração deixo um abraço ao Ev. Rodrigo, a Bruninha e suas filhinhas. Que este tempo seja um tempo de grandes experiências com Deus.
Abraços!