sexta-feira, 22 de agosto de 2008

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?


É comum ouvirmos que os jovens estão se afastando cada vez mais da igreja.
Qual é o significado exato dessa afirmação? Minha impressão é que ela não é a constatação de um fato, mas que tem a intenção de condenar a igreja por algum tipo de erro cometido.
A verdade, no entanto, é que a igreja não pode perder o que não tem. Deus confiou os filhos aos pais, não à igreja. “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na DOUTRINA e ADMOESTAÇÃO do Senhor” Ef 6.4.
A responsabilidade da igreja para com os jovens é a mesma que ela tem em relação a qualquer um: pregar-lhes a Palavra. Não é a igreja que decide a hora do adolescente chegar em casa. Não são os diáconos que escolhem os programas de TV para as crianças. A igreja não escolhe os amigos de nossos filhos nem a turma da qual farão parte. Não é a igreja que lhes dá permissão para fumar e beber, e dizer palavrões que deixariam um estivador ruborizado.
Não é a igreja que deixa as moças sentar no colo dos namorados. Não é a igreja que faz “vistas grossas” quando nossos filhos estragam ou destroem objetos de pessoas simpáticas o bastante para abrir a porta de suas casas para nossa família. Não são os professores que deixam os alunos ir à igreja sem Bíblias ou revistas da EBD.
QUEM É que deveria estar atento a tudo isso?
(Lewis G. Hale- Broad Street Banner)


SENHOR, DE QUEM É A CULPA?

Um jovem casal foi convidado a participar da Escola Dominical e dos cultos. Eis o que aconteceu:
“Primeiro convite”: “ Começaremos a freqüentar a igreja assim que nossa filhinha estiver grande o bastante para ir conosco”.
Três anos depois: “Vocês devem estar achando que somos terríveis, mas a Jane chora demais, faz birra e não quer ir, e não desejamos força-la.
Onze anos depois: “Obrigada pela visita. Gostaria que vocês, ou alguém da igreja, falassem com a Jane. Ela está andando com uma turma pesada. Talvez se participasse de algumas das atividades sócias com adolescentes da igreja, não viveria se metendo em confusões”.
Dois anos depois: “È verdade, a Jane se casou. Os dois são muito jovens, e ele não é crente. Mas esperamos que as coisas se ajeitem”.
Dez anos depois: “Finalmente Jane encontrou um homem que pode oferecer uma vida mais confortável. Ele é seu terceiro marido; ela teve muitos problemas com os outros dois. Eu tinha esperanças de que o atual viesse para a igreja, porém, no dia em que foi ao culto, o pastor pregou uma mensagem sobre casamento e divorcio e meu genro disse que nunca mais põe os pés lá.
Há algo errado com esta igreja, já que sua influência sobre a Jane não foi das melhores. Talvez seja preciso mudar de pastor. Sei lá....”.

(The Crossroads – Pulpit Helps)

Pensamento do mês:

É certo que você não pode mudar nada na vida de seus ancestrais, MAS você pode certamente mudar muitas coisas acerca dos seus descendentes se você mostrar o caminho da salvação para eles.

Abraços da Miss. Heidi Alvear

######################################################
Eu não sei você, mas esta mensagem fala claramente com nossa consciência... é fácil jogar a culpa nos outros e não assumir o nosso papel... Ensina a criança no caminho em que deve andar... e mesmo quando envelhecer não se desviará... é o que nos ensina Provérbio. porém tem muitos pais por ai jogando a culpa nas igrejas, nos pastores, nos professores da escola bíblica, menos neles mesmos. Reflexão e mudança de atitude.

Abraços....

Nenhum comentário: