sábado, 3 de setembro de 2011

Mantenha o fogo aceso...


Levítico 6:13
O fogo arderá (se conservará, manterá, queimará)
continuamente (estará sempre aceso) sobre o altar;
não se apagará.

Para que o fogo se mantenha  aceso ininterruptamente sobre o altar, e consuma o holocausto (nosso sacrifício) é preciso que cada um de nós (representamos hoje o papel do sacerdote)  assuma a responsabilidade pela conservação (sustentação) diária tanto do fogo, quanto da organização do altar.

No passado a  ordem era:
1.Levantar a cinza e colocar junto ao altar;
2.Acender a lenha toda manhã e
3. Colocar em ordem o altar.
Ainda hoje, precisamos seguir estas regras se quisermos manter o fogo aceso em nosso altar.
Os elementos que faziam parte do holocausto, tem um significado muito especial para nós.
1. Fogo= Espírito Santo
2. Altar= Nosso corpo/templo e morada do Espírito Santo
3. Cinza= O que não serve ou o que precisa ser removido de nossas vidas.
4. Sacerdote= Nós

1. APANHAR A CINZA.
Significa retirar os restos desnecessários que ficam sobre o altar após a queima da madeira. Esses restos devem ser removidos definitivamente e postos ao lado do altar. Apanhar (retirar, pegar, remover) a cinza  é retirar todas as manhãs tudo aquilo que não deve estar em nossos corações, mentes, desejos, pensamentos, sentimentos. Não estamos livres de ser acometidos por coisas ruins, mas se tirarmos as cinza antes de oferecer nossas ofertas a Deus o fogo do Espírito Santo permanecerá aceso em nós. É preciso ter em mente que Deus não receberá uma oferta oferecida de qualquer jeito. É necessário seguir a risca o passo a passo da oferenda. O erro, muitas vezes, é achar que podemos oferecer sacrifícios de louvor num altar sem condições  (sujo, desorganizado, rachado).

2. ACENDER A LENHA.
Era uma das principais tarefas do sacerdote e  deveria ser feita todas as manhãs. Ele deveria ficar atento para não deixar o fogo apagar. O que pode apagar o fogo do nosso altar? É preciso revisar diariamente nossa vida de comunhão com Deus. Para conservarmos o fogo do altar aceso, necessitamos desenvolver o hábito de  uma consagração diária, através da meditação na Palavra de Deus e uma vida de oração incessante. A lenha representa o que estamos oferecendo a Deus para ser queimado. Oferecemos somente o coração ou oferecemos tudo? Mente, alma, coração, corpo. Oferecemos uma lenha qualquer, sem qualidade ou a melhor das madeiras, para que o fogo perdure o tempo necessário até a próxima oferenda.

3. COLOCAR O ALTAR EM ORDEM.
Lembra-nos que  é preciso “negar-se a si mesmo”, ou seja, negar a nossa vontade para satisfazer a vontade de Deus. E como saber a vontade de Deus? Lendo, estudando e esquadrinhando a Bíblia. Orando com ações de graça, com suplicas, com adoração, jejuando. É de suma  importância  ter consciência de que organizar o altar  depende totalmente da nossa decisão. Somos nós quem nos aproximamos de Deus para sermos curados, transformados, salvos. A decisão é nossa quanto ao reparo do altar. Este é o nosso sacrifício oferecido sobre o altar, nosso coração quebrantado, contrito para ser queimado pelo fogo do Espírito Santo. Só assim,  o fogo permanecerá aceso sobre o altar.

Abraços e um feliz fim de semana!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom.,. explicação clara

Unknown disse...

Parabéns amado do senhor dou graças a Deus por sua vida por este alimento espiritual que Deus lhe concedeu e pela grande misericórdia do senhor vc está passando para os vasos Deus continue lhe abençoando

Anônimo disse...

Uau que palavra preciosa irmã Glória a Deus!!Procurei um estudo sobre o fogo arder continuamente sobre o altar e achei o seu,que maravilha de estudo,me ensinou muito!Deus te abençoe grandemente ❤️🙏🏾🔥