quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bom dia 2011...

Apesar da chuva que não para... BOM DIA!!!!!
Nada melhor que cheirinho de ano novo pra fazer a gente se sentir mais animada...
Comecei a fazer faxina nos papéis (e olha que professor ajunta papel que não acaba mais) e o engraçado é que pra arrumar é preciso fazer aquela baguncinha básica primeiro, rsrsrsrsrsrs. Se ficar olhando pra tudo que há muito tempo não é removido do lugar vou acabar as férias como diarista. Kakakak.
Mas, hoje o assunto é outro!!!!!
Embora, o ano tenha apenas começado a vida continua correndo adiante e se não prestarmos atenção no movimento dela chegaremos ao fim deste sem ter realizado muita coisa.
Na escola todo inicio é para planejarmos o conteúdo do ano inteiro, mesmo que ao longo das semanas este conteúdo seja re-planejado de acordo com a turma e suas necessidades.
Na vida deveria ser assim também!!!! Deveriamos planejar!!! É eu sei que planejamos, afinal de contas como ficariam as finanças, o dia a dia, os estudos, a igreja e etc., se não planejássemos.
Creio que este planejamento é um tanto superficial, às vezes. Algumas pessoas planejam, mas nem sempre se empenham para executar o projeto. É obvio que na sala de aula, mesmo que estejamos trabalhando com a mesma série (ano) da qual já temos prática, cada individuo é único e por incrível que possa parecer à turma tem suas características próprias, o que faz com que o trabalho de um ano seja diferente do ano anterior, ainda que o conteúdo obrigatório seja ministrado na integra.
Se nada é igual ao que já foi, cada ano nossos desafios serão distintos daqueles que já vencemos. Nossos filhos estão crescendo e isto nos faz vivenciar fases diferentes do seu desenvolvimento. Estamos “amadurecendo” cada vez mais e isto muda nossa maneira de ver a vida, de nos relacionarmos, de realizarmos nossos sonhos, de buscar aprimoramento. O que era importante, talvez, não tenha tanto valor agora. O que era negligenciado, talvez, esteja sendo valorizado neste momento.
O tempo que parecia ser eterno, pode nos parecer tão breve...
Então, planejar não deve ser um mero detalhe. É uma forma de estabelecer objetivos, de criar metas, de visualizar alvos.
Estive pensando... Se por ventura minha filha mais velha se casar daqui a cinco anos teremos, então, pouco tempo para conversarmos mais, para sairmos juntas, para lermos juntas, para passearmos e tomarmos sorvetes juntas...
É o tempo passa muito rápido, ela estava nascendo ontem e hoje já adolesceu...
Este planejar de que estou falando é viver mais o presente, aproveitar melhor cada momento, ficar mais próximo, investir em qualidade. Nem sempre dá pra ter quantidade... Mas que o presente seja tão bom quanto à lembrança que este vai deixar!!
Abraços!

Nenhum comentário: