terça-feira, 24 de agosto de 2010

Marcas que ficam...

Há algum tempo venho pensando, sobre as pessoas que passam por nossa vida...
Lembro-me bem da minha primeira professora, Dona Donária, não sei bem porque, só sei que a menina de tranças, tímida, encontrou nesta mulher algo que lhe deu segurança.
Aos 11 anos meu querido professor da EBD, irmão Manuel Duarte, conseguiu desengatilhar no meu consciente uma Débora da qual nunca havia imaginado ser... A forma como contava as histórias na aula bíblica, a maneira como nos ensinava me motivou a seguir seus passos. Então, ainda criança, passei a ministrar aulas dominicais para minhas irmãs e minhas bonecas.
Quando fiz o magistério tinha uma professora, Maristela, que suas aulas faziam com que nossos sonhos se tornassem gigantes dentro de nós... Eram aulas cheias de novidades, dinâmicas, vida, paixão... Não tinha como não querer colocar em prática tudo o que aprendíamos.
E assim, ao logo da caminhada muitas pessoas marcaram minha vida de forma singular. Despertaram em mim o desejo de trilhar caminhos semelhantes aos delas, me fizeram descobrir que eu tinha dons que podiam ser desenvolvidos.
Muitas delas nem imaginam o impacto que tiveram em minha vida. Outras quando souberam se maravilharam, pois, não sabiam que enquanto caminhávamos juntos algo estava acontecendo dentro de mim...
Na Sala de aula faço parte da história dos meus pequenos alunos durante um ano, alguns ficaram comigo mais tempo... Alguns introvertidos, arteiros, espontâneos demais, faladores... A cada ano turmas diferentes, crianças que chegam com histórias distintas, mas com as mesmas necessidades e ao término do ano estão de alguma forma transformados.
Ninguém passa por nós sem levar alguma coisa e sem deixar outra.
Alguns mal serão lembrados, outros lhe seremos eternamente gratos...
Alguns nos deixarão tristes lembranças, outros nos farão sorrir com a recordação!!
Mas, uma coisa é certa o muito que somos tem haver com muitas pessoas que já passaram por nós.
No entanto, tem gente que vive da auto-piedade, bem que eu queria, eu podia ter feito, podia ter sido, mas...
No tanque de Betesda havia um homem que esperava a cura havia 38 anos. Embora, fosse um impossibilitado ele não assumiu sua própria condição de estar ali há tanto tempo sem alcançar o que necessitava, atribuiu aos outros a falta de compaixão por sua situação... Mas, se o anjo passava a cada ano para agitar as águas, por que é que ele, nos dias restantes, não buscava um jeito de estar no tanque no momento exato? Será que nunca ninguém o incentivou a, com suas limitações, tentar de alguma forma se jogar no tanque? Será que a reação de alguém não foi o suficiente para impactá-lo a agir?
Então, tenho me perguntado quantas pessoas já fui capaz de influenciar enquanto estivemos juntos? Quantas se lembram de algo que fiz ou disse que as marcou profundamente? Sem dúvida, isto requer um olhar distinto.
Se tem alguém nos seguindo é porque o que fizemos despertou algo adormecido dentro dele. Porque todos nós somos dotados de dons e talentos.
É preciso reparar se tem alguém que está diferente, mais feliz, mais confiante, fazendo coisas que antes não fazia.
A forma como influenciamos "alguém" pode mudar pra sempre a sua vida!!!
Para melhor ou para pior...
Boa noite a todos.



2 comentários:

Anônimo disse...

Oi tia Débora.
Parabéns por esta reflexão. Realmente somos influenciados e influenciadores...
Que Deus nos dê a graça de sermos positivos em nossas influências para que não tenhamos do que nos arrependermos, mas motivos de alegria em toda nossa jornada de vida.
Abraços,
Daphnne

Anônimo disse...

Estou aqui pra te dizer, que desde o dia que te conheci...6 de setembro de 1987 (Convenção em Valinhos e dia do meu batismo nas águas),sua amizade tem me feito viver momentos maravilhosos, e seu exemplo me tornado uma pessoa que sempre quer estar mais perto do Senhor... Nossa amizade nasceu em um dos dias mais importantes da minha vida, em que eu nasci da água e do Espírito...sim, nesse mesmo dia, no culto à noite, fui batizada com o E.Santo também,e quem estava do meu lado, segurando minha mão, e orando por mim... VOCÊ!!! Quero aproveitar o título desse post, e te dar honra, por ser a pessoa que é , e por mesmo estando longe de mim por alguns kilometros, tem marcado a minha vida pelo seu exemplo em servir ao Senhor Jesus...
Você é minha amiga especial, e meu coração se alegra, quando penso em vc.
Te amo
...já tô chorando ...

Rosana Silvério