terça-feira, 22 de junho de 2010

Solução...


A campanha "Uma amiga especial" tem nos levado a muitas reflexões, risos, abraços, beijinhos carinhosos, telefonemas, cartinhas, e-mails, e muita alegria...
Mas algo muito forte me chamou a atenção, o saber ouvir!!!
As pessoas buscam e necessitam da presença do outro, não somente pelo fato de ser um amigo que sabe “guardar segredos”... Durante nossas reuniões compreendi que, discretamente, o guardar segredos quer dizer “ter alguém que nos escute”.
Algumas amigas ligam pra outra todo dia para dar um olá e ao mesmo tempo acabam falando de seus problemas, se abrem, porque sabem que do outro lado da linha tem alguém pra lhe escutar.
Navegando na net encontrei alguns textos sobre o assunto e o trecho abaixo me fez refletir em como sou como ouvinte...
Muitos dos problemas que ouço não requerem solução. Soluciono a maioria apenas ouvindo, deixando a parte afligida falar e a pessoa acaba achando a melhor solução [...] Saber ouvir é uma arte, e o 1º mandamento é dar atenção total à outra parte [...]
Nas escolas aprendemos a ler, a escrever e a falar - jamais somos ensinados a ouvir.”   (Mary Kay Ash)
Como podemos solucionar o problema de alguém somente ouvindo se não calamos?... rsrsrsrs. Geralmente falo mais do que escuto e quando me coloco a escutar fico impaciente...
É eu sei que preciso me dominar mais nesta área, em determinadas ocasiões eu até me calo e ouço mais, mas fico com a terrível sensação de que não fiz parte do contexto.
Será que a intenção de Deus quando nos fez com uma única boca e dois ouvidos era justamente nos ensinar a escutar?!
Temos aprendido que até mesmo no momento da oração é preciso calar para ouvir Deus falar.
Como professora pude analisar com maior profundidade a frase... "Nas escolas aprendemos a ler, a escrever e a falar - jamais somos ensinados a ouvir". Engraçado, como isto é uma verdade! Costumo realizar uma dinâmica com meus alunos... Entrego a cada um uma folha em branco, lápis de escrever e borracha, peço que coloquem as mãos em baixo da carteira e fechem os olhos (isto é uma missão quase impossível), e depois dou o seguinte comando, que só após ouvirem um barulho qualquer (originado por mim) é que podem começar a desenhar na folha, no entanto ao som de um assobio  devem para de desenhar e fecharem os olhos novamente. É interessante como nem todos têm a paciência de ficarem com os olhos fechados esperando ouvirem o barulho outra vez.
É preciso saber ouvir... Embora seja tão difícil calar!!!!!
Um forte abraço a todos.

2 comentários:

André Rodrigues disse...

Paz do Senhor.

Olha que coisa preciosa podemos aprender!!! Admiro os [verdadeiramente] bons comunicadores, e fico pensando em como eles (assim como vc se manifestou) se disciplinam todos os dias para fazer o que é certo com esse talento. Digo isso porque os que realmente são bons comunicadores entendem que a moeda tem dois lados, não é assim? Entendem o propósito de termos uma só boca, e dois ouvidos!

Ótima reflexão, eu acredito em você como boa comunicadora (e por acaso tem possibilidade de negar isso? kkkkkk)!

André Rodrigues.

enilda disse...

É realmente o saber ouvir é um dom precioso....
Nessa campanha já pude perceber como tem em nosso meio pessoas tão especiais e que as vezes nós nao damos o verdadeiro valor a essas pessoas, mas nunca é tarde para se fazer amizade !
E o Senhor Jesus tem me ensinado muito sobre isso !!! Bjos Enilda